quinta-feira, 21 de novembro de 2013

H.265 HEVC, o Novo codec de vídeo para o MKV


 H.264 é o nome do formato mais avançado, versátil e adotado no mercado até o momento. Pensado para ser utilizado de celulares à TVs de alta definição, este formato já está recebendo seu sucessor: o H.265 ou HEVC (High Efficiency Video Coding). Já foi fechado pelo Moving Pictures Experts Group (grupo que define padrões de compressão e transmissão de áudio e vídeo, conhecido pela sigla MPEG que empresta nome a diversos outros formatos de mídia digital) e recebeu aprovação do ITU (órgão das Nações Unidas que coordena telecomunicações) de padrão oficial.
  
 O H.265 permite a mesma qualidade de imagem que um arquivo codificado em H.264 proporciona usando 35% menos bytes. Uma economia que agrada diversos mercados, das operadoras de telecomunicações a operadoras de TV paga. E até você, por ter mais espaço livre no seu computador ou tablet.

Por baixo do capô

  Um dos avanços para a melhora na compressão do H.265 foi a substituição do macroblock usado nos formatos desenvolvidos pelo MPEG até hoje por uma versão mais inteligente. Atualmente temos um fotograma (vamos usar essa palavra antiga para evitar confusões na frase) de imagem dividido em blocos que, por sua vez, é dividido em blocos menores, para identificar repetições ou cores semelhantes nessas regiões e assim eliminando as redundâncias. Um céu limpo, todo azul, não precisa de tantos detalhes, já que os mesmos pixels de cor se repetem várias e várias vezes.
  No H.265 esses blocos também existem, mas ficaram mais inteligentes: não têm mais tamanhos fixos, podendo ser maiores em áreas pouco detalhadas e menores em áreas mais detalhadas, economizando muitos bytes.
  O novo padrão também adiciona várias outras melhorias como novas técnicas e direções para previsão de movimento, detecção de redundâncias e outros aprimoramentos da tecnologias que antecederam ele.

 

 

O que muda aqui no Fansub Naruto HDTV?


   Não podemos adotar de imediato o HEVC como formato padrão das versões MKV, pois devido à alta complexidade desse novo formato de vídeo, ele leva muitas horas para converter 1 único episódio. Por isso, ele será disponibilizado no dia seguinte, na sexta ou sábado. Por esta razão, não poderá substituir ainda o codec H.264 que leva cerca de 30 minutos apenas para ficar pronto.
  Com o HEVC você economiza não só espaço como tempo, já que como o arquivo chega a ser 35% menor irá baixar mais rapidamente, mas a demora para ele ficar pronto pode não compensar por enquanto, outro ponto negativo é a incompatibilidade com TVs mais antigas.


 Vantagens

  • Consegue ser de 30 a 40% menor no tamanho em Megabytes.
  • Mesma qualidade de imagem.
  • Baixa muito mais rápido por ser menor.
  • Ocupa muito menos espaço no seu HD.

Desvantagens

  • Não ficará pronto no dia de lançamento do episódio por levar muitas horas para converter.
  • É mais pesado que o padrão H.264
  • Não é compatível com TVs HD LANÇADAS(e não compradas) antes de Março de 2013.
  • Você precisa instalar a última versão do K-Lite Mega Codec Pack em seu computador para poder assistir, baixe aqui.

 Requisitos Mínimos para Reproduzir o HEVC em seu pc:

  • Processador Dual-Core de 1.4 GHz
  • 2 GB de RAM
  • K-Lite Mega Codec Pack instalado na última versão.
  • Placa Gráfica mínima: Intel Grafics 3000
  • Driver's atualizados de vídeo e áudio(para pc's mais antigos, caso haja novos driver's) 

6 comentários:

  1. Vocês irão disponibilizar os episódios do Naruto na resolução 1280x720 com este codec? Os discos rígidos agradecem! ;)
    E parabéns pelos trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, somente a versão Full HD será disponibilizada, por enquanto, nesse formato.

      Excluir
    2. onde tem esse programa para baixa pois faço videos para o you tube e seia uma boa pra mim

      Excluir
  2. VC sabe algum app pra Android q suporte esse H.265

    ResponderExcluir
  3. Já estou com ele no meu PC e assistindo na TV pelo HDMI

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.